quem somos
HISTÓRIA DA POLAQUINI
Em 1981, foi fundada a Serralheria Santa Luzia com razão social de Polaquini & Roncolato Ltda, pelos sócios José Roncolato e Paulo Polaquini, localizada em prédio alugado na Rua 9 de Julho, 118 (atual Rua Fioravante Davanço).
Após 3 meses de atividades, em virtude de mudança na sociedade houve alteração na razão social da empresa passando para Paulo Polaquini e Filhos Ltda. Foi nesta ocasião que entraram na sociedade os filhos Carlos Polaquini e José Polaquini. E com o passar de mais algum período, Sr. Paulo Polaquini decide se afastar e deixar a empresa apenas nas mãos dos filhos.
Os primeiros veículos da serralheria foram 2 bicicletas, posteriormente foi colocada uma carretinha em um fusca que já era de propriedade de um dos sócios, e depois de mais algum tempo foi adquirido uma Kombi com carroceria de madeira que era utilizada para fazer entregas maiores.
Em 1983 foi adquirido o lote ao lado da serralheria para construção do primeiro barracão, e depois de mais dois anos foi comprado também o prédio que antes era alugado, sendo demolido e construído um galpão anexo ao primeiro, totalizando um espaço físico de 500m².
Nesta mesma época também foi adquirido um caminhão 3/4 ano 1962 para tentar agilizar as entregas da serralheria, e um ano depois esse veículo foi trocado por uma Ford F-4000 ano 1978.
O tempo foi passando, e novas oportunidades foram surgindo até que em 1992, acreditando no potencial da equipe e do mercado promissor, um novo desafio foi estabelecido, com o nascimento da Comercial De Ferragens Polaquini, com nome fantasia COFERPOL, a empresa deixava de ser uma serralheria para se tornar uma fornecedora de ferragens para serralheiros, atuando como revendedora.
Visando a industrialização dos produtos revendidos, foi adquirido em 1994 uma máquina para industrialização de tubos. Neste momento, seria necessário um espaço físico maior para a instalação da nova máquina, então foi adquirido um terreno na Av. Nasser Marão com área de 3.000m² para construção de uma nova sede.
Finalizada a construção da nova sede em 1996, nasce então a Coferpol Indústria e Comercio de Tubos de Aço Ltda, onde COFERPOL deixa de ser nome fantasia e torna-se então a razão social. Esta passou a ir adquirindo cada vez mais maquinários para industrialização de ferragens em geral, como guilhotinas, dobradeiras, perfiladeiras, desbobinador, slitter, máquinas de telhas e telas.
Em 2007 foi adquirida uma nova máquina de tubos, sendo necessário outro espaço físico para sua instalação, nascendo então a segunda unidade em Votuporanga, levou inicialmente o apelido de Polaquini Tubos de Aço para facilitar o entendimento entre as pessoas, mas ainda se tratava da mesma empresa Coferpol. Localizada na Rodovia Euclides da Cunha, agora com área de 25.000m² disponível para construções.
A empresa foi crescendo e se consolidando no mercado, conseguindo atender
40
anos de experiência
várias regiões dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Com o passar do tempo outras oportunidades de crescimento foram surgindo, consequentemente foram necessários investimentos para aquisições de mais máquinas e construção de novas unidades, sendo assim, em 2010 inaugurou-se a COFERPOL-MS localizada em Aparecida do Taboado, e em 2017 a COFERPOL-MG situada em Frutal.
Ainda em 2017, sob a direção de Renan Polaquini (filho de José Polaquini que já atuava desde 2007 na Coferpol), surge a empresa MOPOL MONTAGEM ESTRUTURAL, com a intenção inicial de prestar alguns serviços internos na produção da Coferpol em Votuporanga. Após algum tempo, pretendendo aumentar o ramo de atividade no setor da engenharia civil, a MOPOL se tornou POLAKO ENGENHARIA E FERRAGENS e passou a atender com obras de sistemas fotovoltaicos e também no fornecimento de postes de aço galvanizado a fogo utilizados como padrão de entrada de energia homologados pelas concessionárias.
Em 2021, após mais de quarenta anos de muita parceria e dedicação, os até então sócios Carlos Polaquini e José Polaquini, iniciam o processo de divisão da sociedade do Grupo COFERPOL.
A partir dessa divisão, em 2022, José Polaquini entra no quadro societário da empresa POLAKO ENGENHARIA E FERRAGENS, que era administrada por seu filho, e se torna então POLAQUINI TUBOS DE AÇO, com a missão de atender as regiões de São Paulo e Paraná que já eram atendidas anteriormente.